FAQ

faq

Não. O Ecopass está disponível para download gratuito na Apple Store e Google Play.
Nós fazemos a venda das árvores. Para o plantio firmamos parceria com instituições ambientais de reconhecida capacidade técnica, como o CEPAN (Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste), que coordena o Pacto da Mata Atlântica em todo Brasil. Todos os trabalhadores envolvidos na cadeia de plantio são de comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, assentamentos rurais e outros povos da floresta. Assim, cada árvore plantada representa uma real possibilidade de melhoria na qualidade de vida dessas pessoas.
As árvores são de espécies nativas da Mata Atlântica, plantadas em Unidades de Conservação e em áreas georreferenciadas, o que permitirá ao nosso usuário acompanhar o seu desenvolvimento. O monitoramento das áreas reflorestadas segue o Protocolo do Pacto da Mata Atlântica – Referencial dos Conceitos e Ações de Restauração Florestal, documento elaborado pelo LERF (Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal – USP, ESLAQ e LCB), SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional Brasil e The Nature Conservation. O Protocolo preconiza que o monitoramento tenha início um ano após o plantio e seja executado semestralmente até o quinto ano. Dessa forma, o nosso usuário receberá o primeiro relatório logo após o plantio e os seguintes após um ano, a cada seis meses, até o quinto ano. Enviaremos notificações de push (no app) e e-mail.
Além da Amazônia, o Brasil abriga a Mata Atlântica, bioma muito importante e, ao mesmo tempo, altamente degradado. Atualmente, restam apenas 12% de sua cobertura vegetal original. Para se ter uma ideia da importância da Mata Atlântica para a conservação da flora da América Latina, de cada 100 espécies que ocorrem nessa porção do continente, 20 ocorrem na Mata Atlântica e 8 destas são endêmicas, ou seja, SÓ existem na Mata Atlântica.
O bioma é lar de milhares de espécies de animais e plantas: são mais de 15 mil espécies de plantas e mais de 2 mil espécies de animais vertebrados, sem contar os insetos e outros animais invertebrados. Das 633 espécies de animais ameaçadas de extinção no Brasil, 383 ocorrem na Mata Atlântica. Por isso, a Mata Atlântica está no Top 5 do hotspots ambientais globais mais ameaçados. Além da sua biodiversidade, as florestas tropicais como a Mata Atlântica crescem muito mais rápido do que outras florestas e, consequentemente, possuem maior potencial de sequestro de CO2.
Trabalhamos em parceira com ONGs ambientais que, por sua vez, trabalham com grupos de comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas e assentamentos rurais. Dessa forma, para otimizar toda operação de plantio, criamos um banco de mudas que são plantadas em lotes mínimos de 1.000 árvores. Esse período entre a compra e plantio das árvores é em torno de um mês.
Nesse primeiro momento só iremos plantar no Brasil, especialmente na área de Mata Atlântica. Os próximos passos são reflorestar áreas de Caatinga (no semiárido brasileiro) e Manguezais. A partir do próximo ano iremos fechar parcerias com entidades para plantar na África e Indonésia que, assim como o Brasil, são locais que possuem hotspots ambientais globais ameaçados (florestas de montanha africanas e florestas tropicais na indonésia). Também está nos nossos planos fazer plantio na Europa, principalmente em Portugal, bem como no restante das Américas. Quando ampliarmos as áreas de plantio em outros países os nossos usuários poderão escolher o local.
A princípio, não. Mas cada caso será estudado para que possamos oferecer as melhores opções ao nosso usuário.
Por enquanto, não será possível escolher a espécie de árvore, pois plantamos em Unidades de Conservação de acordo com o Plano de Manejo Florestal de cada área, o que garante a sobrevivência dos indivíduos arbóreos por um longo período, bem como a dinâmica e características de cada floresta.
Não. Caso seja necessário substituir a árvore, nós faremos a substituição sem ônus ao usuário.
Cada usuário terá no app uma página de perfil onde estarão todas as informações de plantio, viagens, datas, quantitativo de CO2 emitido, compensado e a compensar. Além disso, o usuário receberá um relatório de plantio e semestralmente enviaremos notificações de push e e-mail informando sobre o estado das árvores, com geolocalização e relatórios a partir do primeiro até o quinto ano após o plantio.
O relatório de plantio será enviado logo após o mesmo e semestralmente enviaremos notificações de push e e-mail informando sobre o estado das árvores, com geolocalização e relatórios a partir do primeiro até o quinto ano após o plantio, período suficiente para a consolidação das árvores plantadas.
Você pode fazer compensações individuais ou em grupo, neste caso, basta informar a quantidade de pessoas na calculadora.
Sim. Basta clicar no botão com ícone da árvore (no centro da barra de menu inferior) e escolher a quantidade de árvores.
Sim. Adoramos pets, principalmente os engajados ambientalmente.