Com o Ecopass você não Precisa Ter Vergonha de Voar.

Movimento Flight Shame Propõe Mudança de Hábitos para Combater o Aquecimento Global


Com informações da Folha UOL – Meio Ambiente.

Criado em 2018, um movimento chamado flight shame (traduzido como “vergonha de voar”) atraiu diversos seguidores na Europa. O termo trata da culpa por utilizar transportes aéreos, em um momento em que o mundo precisa mitigar, ou seja, reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa para minimizar os efeitos da mudança climática. Assim, os adeptos desse movimento passaram a optar pelo uso de trens para realizar suas viagens.

Para facilitar o entendimento sobre o impacto do transporte aéreo na emissão de gases de efeito estufa, vamos fazer uma comparação entre viagens de trem e de avião: a viagem realizada de trem pode emitir até cinco vezes menos carbono que o mesmo trecho realizado por avião. Com essa pequena mudança de hábito, se adotada em larga escala, as emissões diminuiriam significativamente, contribuindo para a redução dos impactos da mudança do clima.

A iniciativa do flight shame é louvável. Mas sabemos que nem todos os locais contam com uma infraestrutura de transportes com uma malha ferroviária desenvolvida como a Europa e, neste caso, a viagem de avião é a alternativa mais eficaz. Da mesma forma, vários europeus precisam fazer voos intercontinentais e novamente o transporte aéreo é a opção. O que fazer então?

Com o Ecopass você neutraliza as emissões de CO2 de viagens aéreas através do plantio de árvores e ainda aproveita os benefícios da Rede Ecopass.

Você não precisa ter vergonha e muito menos deixar de voar. Com o Ecopass você pode viajar de forma mais sustentável ao compensar as emissões de CO2 de sua viagem com o plantio de árvores. O Ecopass é um aplicativo que calcula as emissões de CO2 de viagens aéreas e promove a compensação (neutralização) por meio do plantio de árvores de espécies nativas na Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais ameaçados do mundo e que está no Top 5 dos hotspots ambientais globais. E não é só o meio ambiente que sai ganhando. Cada árvore plantada representa uma real possibilidade de melhoria na qualidade de vida de muitas pessoas, pois todos os envolvidos na cadeia de plantio são de comunidades tradicionais como indígenas, assentamentos rurais e outros povos da floresta. Além disso, o usuário ainda participa de um programa de descontos em diversos países, a Rede Ecopass.

Para conhecer e utilizar a plataforma basta realizar o download gratuito na Apple Store e Google Play.

Ecopass. Com você a construir um mundo melhor!

Créditos imagem principal: Luiz Roberto – acervo Ecopass.